Capsulotomia com Nd:YAG LASER
Na Cirurgia da Catarata, o cristalino opacificado é substituído pela lente intraocular artificial, que geralmente fica posicionada dentro do saco capsular.
Com o passar do tempo, que é variável para cada indivíduo, as células residuais da cápsula posteerior do saco capsular tendem a migrar da região periférica para a central, ocasionando a opacidade da cápsula posterior.
Visto que essas células formam uma espécie de membrana irregular que progressivamente vai tornando-se mais opaca, ocorre uma mudança da percepção da qualidade e quantidade de visão pelo paciente, especialmente quando surgem os sintomas relacionados com o fenômeno da dispersão da luz (Scatter) ao atravessar a membrana opacificada e irregular.
Neste momento, é indicado o procedimento da Capsulotomia Posterior com o equipamento de Nd: YAG Laser, com o objetivo de remover a laser a cápsula posterior opacificada da área central da visão para restaurar a qualidade e quantidade de visão.
A Capsulotomia Posterior com YAG Laser não é um procedimento cirúrgico, é realizado no consultório e é indolor.
No conceito popular, o termo usado para a capsulotomia com YAG Laser é de “limpeza da lente”. Na realidade, não existe “lente suja”, mas sim uma membrana opacificada atrás da lente intraocular que precisa ser removida com o laser para melhorar a visão.