Exame de Biometria Ocular
O exame de Biometria Ocular é realizado, especialmente, para avaliação pré-operatória de candidatos à Cirurgia Refrativa que têm altas ametropias, pois se as condições da córnea não permitirem a aplicação do laser, o Implante de Lente Fácica é uma melhor opção de tratamento refrativo.
Esse exame fornece a medida da profundidade da câmara anterior e alguns modelos de Biometria Ocular disponibilizam as medidas do tamanho branco-à-branco, imprescindíveis para a indicação e cálculo da lentes fácicas.
Para a adequada indicação cirúrgica da lente fácica de câmara anterior, o candidato deve ter mais que 18 anos, exame com profundidade de câmara anterior (endotélio-cristalino) > 3 mm, tamanho da pupila em condições de meia luminosidade (condições mesópicas) < 6 mm e exame de Microscopia Especular com contagem de células endoteliais > 2.000 células / mm2.
Para a adequada indicação cirúrgica da lente fácica de câmara posterior, o candidato deve ter mais que 18 anos, exame com profundidade de câmara anterior (endotélio-cristalino) > 3 mm, tamanho da pupila em condições de meia luminosidade (condições mesópicas) < 6 mm e exame de Microscopia Especular com contagem de células endoteliais > 2.500 células / mm2.
Para o cálculo do grau e do tamanho da lente fácica, são fornecidos para o laboratório, o grau ocular obtido no exame médico de Refração, e os dados da profundidade da câmara anterior e da distância branco-à-branco, obtidos, geralmente, com o exame da biometria.
Quando o modelo do exame de biometria não disponibiliza a medida do branco-à-branco, este dado pode ser obtido com outros equipamentos, como por exemplo, com a Tomografia de Córnea Orbscan ou com os modelos mais novos da Tomografia Pentacam.