O que é Síndrome Visual do Computador?

A Síndrome Visual do Computador, também conhecida do inglês como “Computer Vision Syndrome” – CVS, é uma condição resultante da focalização constante dos olhos no monitor de vídeo por períodos prolongados e acomete cerca de 90% das pessoas que passam três horas ou mais na frente de qualquer tela eletrônica. Fenômeno similar ocorre também na tela da televisão.

O que causa a Síndrome Visual do Computador?

Quando se trabalha durante longos períodos em um monitor de computador ou tablet ou smartphone, ocorre a diminuição do reflexo do piscar juntamente com a necessidade de focalização do olho continuamente.

A freqüência do piscar, que normalmente é em torno de 15 a 20 vezes por minuto, diminui consideravelmente para 12-15 vezes na leitura e para 5 piscadas por minuto, devido à concentração da atenção continua na tela do computador, causando Olho Seco.   

O cérebro consegue focalizar bem a visão em materiais impressos que tem caracteres negros densos com bordas bem definidas, mas tem dificuldade em focalizar os pixels do computador, que são uma combinação de pequenos pontos de luz com mais intensidade de luz no centro e menos na periferia, com bordas redondas. Além disso, o monitor é um sinal dinâmico, ou seja, a tela é constantemente redesenhada.

Durante o processo de leitura no computador, os olhos focalizam na tela realizando a acomodação ocular, mas, involuntariamente, direcionam o foco para a distância de acomodação padrão, que é o ponto de descanso da acomodação. Por isso, os olhos têm que, continuamente, realizar um esforço adicional para uma nova focalização na tela. Este reflexo contínuo de focalização causa fadiga na musculatura ciliar, o que resulta nos sintomas de cansaço visual após muitas horas de trabalho.

Durante a focalização de objetos para perto, ocorre também o fenômeno da convergência, que é o movimento dos olhos para dentro, para permitir que a imagem dos objetos seja projetada no mesmo lugar na retina. Quanto mais próximo o objeto estiver dos olhos, maior a convergência. Quando ocorre a fadiga do processo da convergência, o olho vê imagem dupla.

Quais os Sintomas da Síndrome Visual do Computador?

Os principais sintomas da Síndrome Visual do Computador estão relacionados ao Olho Seco e ao processo constante da Acomodação e Convergência Ocular.

Os sintomas do Olho Seco mais freqüentes na Síndrome Visual do Computador são: a vermelhidão, o ardor, o lacrimejamento, a fotofobia com diminuição da tolerância à luz e o prurido ocular (coceira nos olhos).

Pesquisas científicas já comprovaram que portadores da Síndrome Visual do Computador apresentam mais Disfunção das Glândulas de Meibomius (DGM) e Blefarite, pois a diminuição do piscar das pálpebras estimula menos a liberação da gordura pelas Glândulas de Meibomius. A presença da Disfunção das Glândulas de Meibomius e Blefarite causa mais instabilidade no filme lacrimal, agravando os sintomas de olho seco.

Os sintomas do excesso da Acomodação Ocular são chamados de Astenopia, que são uma sensação múltipla de desconforto, dor ao redor dos olhos, sensação de cansaço visual, ardência, lacrimejamento e cefaléia tensional.

Após muitas horas na frente do computador, algumas pessoas podem ficar com visão embaçada durante um período de tempo devido à miopia temporária, podendo apresentar visão dupla e perda de foco devido à fadiga da convergência.

Já tem sido demonstrado que os sintomas da Síndrome do Computador reduzem, inclusive, a produtividade no ambiente de trabalho.

Os sintomas da Síndrome Visual do Computador são ainda mais significativos nas crianças, pois o uso do computador exige habilidades motoras finas que os olhos das crianças ainda não desenvolveram. Apenas quando o sistema visual amadurece é que a criança é capaz de lidar com o estresse visual causado pelo uso do computador.

Além do risco da Síndrome Visual do Computador, existe a preocupação de que o uso excessivo do computador na infância tenha efeitos adversos no desenvolvimento físico da criança.

 

Como Prevenir a Síndrome Visual do Computador?

A Síndrome Visual do Computador pode ser evitada se o usuário do computador / tablet / smartphone tomar as devidas medidas preventivas:

  1. Prevenção do Olho Seco

1.1. Aumentar a Frequência do Piscar

Visto que o piscar é um movimento involuntário, é impraticável para o usuário “lembrar” que tem que piscar. Por este motivo, o uso de protetores de tela, que apareçam em momentos intervalados na tela, é uma forma de avisar ao usuário que deve piscar mais. Inclusive, existem programações de protetores de tela nas quais o usuário pode escrever o texto que desejar, como por exemplo, a palavra: “Pisque” para avisar que é o momento de piscar. Esta ação preventiva pode ser realizada a cada 20 minutos, conjuntamente com a Regra do 20-20-20, descrita a seguir no item 2.1.

1.2. Uso de Lubrificantes Oculares

O uso freqüente de colírios lubrificantes durante o período de trabalho no computador é de grande utilidade para o combate do olho seco devido à Síndrome Visual do Computador.

  1. Prevenção da Fadiga Ocular

2.1. Regra 20-20-20

Um excelente método preventivo da fadiga ocular no computador é a famosa Regra 20-20-20, traduzida da língua inglesa “20-20-20 Rule”, que preconiza que, a cada 20 minutos, o usuário descanse o olhar para um objeto distante de 20 pés (6 metros) durante 20 segundos.

Esse exercício permite o relaxamento da musculatura ocular, quebrando o ciclo da acomodação ocular contínua do trabalho no computador.

 

2.2. Prescrição dos Óculos

A correção dos erros refrativos da miopia ou hipermetropia e/ou astigmatismo é importante para permitir o melhor conforto visual durante o trabalho na tela do computador.

Para usuários com presbiopia, a prescrição dos óculos não apenas com a adição para leitura de perto, mas também com adição para a distância intermediária do computador, possibilita a otimização para o trabalho visual. Atualmente, estão disponíveis óculos de computador com lentes progressivas para atender às necessidades visuais no ambiente de trabalho.

Para ambientes muito iluminados, os óculos coloridos diminuem o ofuscamento (glare) e o desconforto visual, melhorando o contraste da imagem.

O tratamento com anti-reflexo evita os reflexos de luz ou efeitos de espelhamento que atrapalham a visão.

Várias pesquisas têm sido realizadas para avaliar o benefício dos óculos com filtro da luz azul para o trabalho no computador, sendo que algumas têm demonstrado o efeito positivo do bloqueio da luz azul para proteção das células da retina e para diminuição da fadiga ocular.

  1. Cuidados Ergonômicos

Quando a tela do computador está acima ou na altura do olhar, a córnea fica totalmente exposta ao brilho do computador e as pálpebras ficam em uma posição inadequada para o processo normal do piscar, favorecendo ao olho seco.

Por isso, a tela do computador deve estar posicionada aproximadamente 20o abaixo da direção do olhar.

Quando a distância entre o olho e o computador é pequena, maior será o esforço para a acomodação e convergência ocular, proporcionando maior cansaço visual.

Por isso, recomenda-se que a tela esteja distante do olho, aproximadamente 50 – 70 cm, que corresponde à distância do braço esticado.

A posição corporal também é de extrema importância para evitar as lesões por esforços repetitivos e lesões musculares crônicas. 

  1. Cuidados Ambientais

4.1. Ar Condicionado e Ventilador

O ar do ventilador e o ar condicionado diretamente no olho causam aumento da evaporação da lágrima e olho seco, por isso, a circulação do ar deve ser evitada na direção do olho.

4.2. Controle da Iluminação

O reflexo da luz solar direta das janelas, das luzes do ambiente e da luz da tela do computador causam o fenômeno do ofuscamento (glare), que prejudica a qualidade visual da leitura.

Para o melhor conforto visual, deve-se controlar a entrada de luz natural com cortinas e evitar iluminação e brilhos que emanam de trás ou pela frente do monitor.

Os protetores de para-sol são úteis para evitar a luz solar diretamente na tela do computador ou do tablet.

É bom usar lâmpadas de mesa que fiquem na lateral da área de trabalho, com a iluminação vindo de cima da altura da tela do computador.

Deve-se evitar trabalhar no escuro, pois o monitor parecerá um farol no meio da escuridão. Se o ambiente estiver muito escuro, deve-se diminuir o brilho da tela do computador e utilizar uma luminária acessória.

4.3. Filtros Anti-Glare

O uso de telas com filtro anti-glare melhora o ofuscamento ocular dos brilhos do computador, proporcionando melhor conforto visual para trabalhos prolongados.

4.4. Qualidade da Imagem da Tela

As telas de computadores mais modernas são telas planas de LCD que possibilitam uma melhor qualidade da imagem, com conseqüente melhor conforto visual.

As seguintes características na tela do computador são benéficas para a visão:

 

Resolução da Tela

Quanto maior a resolução da tela, definida em pixels por polegada (pixels per inch – PPI), maior o nível de detalhes e menor o desconforto ocular.

Tamanho da Fonte da Tela

O ajuste do tamanho da fonte da tela, com magnificação da imagem, também facilita a leitura.

Ajuste de Brilho e Cores da Tela

O brilho do computador deve ser regulado de forma a ser claro o suficiente para ver os textos e as imagens. Deve-se observar a regra de 10:3 da iluminação em que os caracteres da tela têm que ser 10 vezes mais brilhantes que a tela de fundo. E as cores devem ser ajustadas para o melhor contraste da imagem.

Dot Pitch

O dot pitch corresponde a distância entre os pontos da mesma cor e quanto menor o seu número, mais nítida a imagem. Para uma imagem com qualidade, o mínimo recomendado é o uso de monitores com dot pitch igual ou menor que 0,28 mm.

Refresh Rate – Taxa de Atualização

A taxa de atualização do computador corresponde ao número de vezes por segundo que a imagem é atualizada na tela do monitor. Quanto maior a taxa de atualização, mais suave e realista é a imagem, sendo ideal taxas superiores a 70 Hertz para melhor conforto visual.