O Que é Ceratocone?
O Ceratocone é a ectasia primária mais comum da córnea, que causa deformação progressiva da sua anatomia, deixando-a em formato de cone.
No Ceratocone ocorrem processos de degradação do tecido estromal, resultando no afinamento e no enfraquecimento da resistência biomecânica corneal, com consequentes protrusão, abaulamento e distorção da córnea.
As doenças ectásicas da córnea são definidas de acordo com o padrão de afinamento e protrusão da córnea em: ceratocone, degeneração marginal pelúcida, ceratoglobo e ceratocone posterior.
Na degeneração marginal pelúcida, o afinamento ocorre no segmento inferior da córnea, na posição de 4 horas às 8 horas, em forma crescente.
No ceratoglobo, o afinamento é difuso, tornando a córnea toda abaulada e no ceratocone posterior, o afinamento ocorre apenas na camada posterior da córnea, permanecendo a curvatura anterior inalterada.
Qual a Causa do Ceratocone?
Apesar de consideráveis pesquisas, a causa do ceratocone ainda é incerta. Várias fontes propõem que o ceratocone surge de um número de diferentes fatores, dentre estes o genético, o bioquímico, o biomecânico ou o ambiental, sendo que qualquer um deles pode formar o gatilho para o início da doença.
Há muitos indícios que o hábito de coçar os olhos seja um fator importante para desencadear o início da doença, pois é muito comum a associação de pacientes que costumam coçar os olhos, especialmente durante as crises de rinite alérgica, e que desenvolvem ceratocone.
O ceratocone costuma aparecer na adolescência e pode progredir até os 30 – 45 anos. Geralmente ocorre em ambos os olhos, mas pode ser, também, unilateral.
O Ceratocone é também diagnosticado mais frequentemente em pessoas com Síndrome de Down, com doenças atópicas incluindo asma, alergias e eczema e com doenças genéticas como Síndrome de Ehlers-Danlos, Síndrome de Marfan, Síndrome de Crouzon e Osteogênese Imperfeita.
Quais são os Sintomas do Ceratocone?
A irregularidade da curvatura da córnea no ceratocone geralmente causa aumento da miopia e dos graus de astigmatismos irregulares (aberrações de alta ordem) com consequentes diminuição da acuidade visual e distorção da imagem.
Os principais sintomas destas aberrações oculares são: imagem desfocada, imagens fantasmas, presença de halos noturnos e ofuscamento (glare).
Como é o Diagnóstico do Ceratocone?
O diagnóstico do Ceratocone é feito com base na avaliação clínica e com exames objetivos da córnea, que avaliam o seu relevo e a sua espessura, como descrito na Sessão Exames para Tratamento do Ceratocone.
Na fase inicial do ceratocone, o exame de biomicroscopia na lâmpada de fenda pode ser completamente normal.
Nas fases seguintes, o exame de biomicoscroscopia na lâmpada de fenda pode apresentar os seguintes achados: aumento visível da curvatura da córnea; pregas verticais paralelas na zona fina da córnea que correspondem às linhas de tensão do estroma corneal – Estrias de Vogt; aumento dos nervos corneais; depósito de ferro na base do cone – Anel de Fleischer; abaulamento da pálpebra inferior pelo cone quando o paciente olha para baixo – Sinal de Munson; reflexo vermelho do fundo de olho em gota de óleo; ruptura na membrana de Descemet que propicia a entrada de humor aquoso para o estroma da córnea, causando perda aguda da transparência da córnea – Hidrópsia – que pode levar a opacidade permanente da córnea, na fase crônica.
Classificação do Ceratocone
Classificação Morfológica do Ceratocone
O Ceratocone pode ser classificado, de acordo com a morfologia da córnea, em:
Ceratocone Redondo (Nipple Cone) – ectasia pequena ocupando < 5mm da córnea, localizada próxima ao centro, cercada por córnea paracentral normal.
Ceratocone Oval (Sagging Cone) – ectasia que ocupa entre 5 – 6 mm, com o ápice da córnea deslocado abaixo da linha mediana, causando graus variados de encurvamento inferior e com ilha de córnea na meia periferia superior normal ou aplanada. É a forma mais comum de ceratocone avançado.
Ceratocone Globoso (Globus Cone) – ectasia que ocupa > 6 mm, abrangendo quase ¾ da superfície corneal, sem ilha de córnea normal na meia periferia.
Quando a morfologia do ceratocone não se enquadra nestes padrões temos o ceratocone indefinido.
Classificação Topográfica/Tomográfica do Ceratocone
O Ceratocone também pode ser classificado, de acordo com dados que incluem a curvatura e a espessura da córnea, como descrito na Sessão Exames para Tratamento do Ceratocone.