Exames para Ceratocone
Na avaliação do paciente com Ceratocone é realizado, inicialmente, o exame médico oftalmológico completo, com a medida da acuidade visual e da refração ocular, com o exame biomicroscopia na lâmpada de fenda, com a medida da pressão intraocular e com a avaliação do fundo de olho no mapeamento de retina.
O diagnóstico e o estadiamento do Ceratocone são feitos com os exames que avaliam a curvatura, o relevo e a espessura da córnea.
Atualmente, os exames de Topografia e Tomografia da Córnea são os mais importantes para acompanhamento do Ceratocone e para a indicação dos tratamentos. A Paquimetria Ultrassônica pode ser realizada para a medida da espessura central da córnea.
Os exames de Microscopia Especular e Biometria Ocular são geralmente realizados para os casos de indicações de tratamentos cirúrgicos, enquanto os exames de Aberrometria e os Analisadores de Qualidade Visual são importantes para avaliarem a qualidade visual do paciente com Ceratocone.
Os exames complementares relacionados às habilidades biomecânicas da córnea, como o Ocular Response Analyzer – ORA e o Corvis, podem fornecer informações adicionais para a avaliação das córneas normais e com ceratocone.